Se você tem alguma peça de mármore em casa, sabe que essa rocha natural pode manchar. O mármore, por ser de um material poroso, absorve os líquidos com muito mais facilidade, e é isso que pode ocasionar as manchas. Café, vinho, gordura e metais molhados, ao ficarem expostos nesse tipo de superfície, podem ser prejudiciais à pedra.
Se antes você ficava muito preocupado com o risco de perder a beleza dessa peça, a partir de hoje você não terá mais problemas com isso, pois no post de hoje vamos te dar dicas de como tirar mancha de mármore para mantê-la sempre linda. Confira!
Manchas enferrujadas
Normalmente acontecem quando algum metal que ficou em cima do mármore se molha e enferruja. A mancha sairá facilmente se você esfregar um limão grande recém-cortado na região. Logo depois, passe um pano molhado para tirar os resíduos do limão e outro, seco e limpo, para finalizar.
Manchas de líquidos e comida
Alguns líquidos que podem aterrorizar quando caem em uma bancada de mármore são vinho, café, sucos, vinagre, ketchup, molhos, dentre outros. Essas manchas serão removidas, por sua vez, com uma solução simples de bicarbonato de sódio. Funciona da seguinte maneira:
Manchas de graxa
Esse é o tipo de mancha mais fácil de remover. Coloque um pouco de amido de milho em cima da região manchada e deixe até que ele absorva toda a graxa. Depois de 30 minutos você pode limpar com um pano úmido e, logo em seguida, passar um pano seco.
Arranhões no mármore
Você provavelmente achou que, se sua peça de mármore não estiver manchada, mas sim arranhada, não haveria mais solução para o problema. A boa notícia é que é possível tirar pequenos ou médios arranhões também!
Usando um pouco de água morna e um pano macio, vá esfregando o arranhão de forma suave. Se eles forem muito superficiais, vão desaparecer somente com esse procedimento. Se forem um pouco mais profundos, você pode usar uma lixa bem fina. É imprescindível que se esfregue suavemente e que a lixa seja bem fina mesmo, porque, caso ela seja mais grossa ou você aplique mais força do que o necessário, você pode arranhar ainda mais a superfície.
Todos os procedimentos devem ser finalizados com um pano úmido e outro pano seco para evitar outras manchas.
Por fim, depois de alguns passos simples pra saber como tirar mancha de mármore, vale lembrar que, na hora da limpeza, não se deve usar agentes abrasivos, como água sanitária, sabão em pó ou querosene, pois esses produtos certamente vão corroer e danificar ainda mais sua peça.
Agora que você já descobriu esses passos para deixar sua peça de mármore bonita novamente, que tal deixar um comentário e nos dizer o que achou dessas dicas? E se ficou alguma dúvida, escreva também nos comentários!
Fonte: http://blog.polomarmores.com.br/4-dicas-de-como-tirar-mancha-de-marmore/
Com os mais variados tamanhos, tons e formatos, as pedras são facilmente encontradas no ambiente natural. Já nas construções, sua aplicação é sempre muito bem selecionada, levando em conta fatores que vão desde a resistência, passando pela estética e chegando, claro, ao custo. Algumas pedras, no entanto, possuem características bem parecidas, o que pode acabar confundindo o consumidor na hora da compra. É o caso, por exemplo, do mármore e do granito, materiais amplamente usados na composição de espaços não só por sua beleza como também por sua praticidade e durabilidade. Mas o que efetivamente os diferencia? Será melhor escolher mármore ou granito?
A verdade é que, pelo menos visualmente, o mármore e o granito não possuem tantas diferenças assim, já que ambas as pedras apresentam variações suficientes para não ser nada difícil encontrar muitas similaridades entre elas. De fato, a principal diferença está em suas composições, com o granito sendo formado por três minerais — mica, feldspato e quartzo —, enquanto o mármore é composto por apenas um mineral e por calcita. Quer saber mais sobre esses materiais e aprender a optar entre um e outro? Então fique de olho no post de hoje:
Resistência
O granito é mais resistente porque apresenta uma porosidade menor em relação ao mármore, consequentemente conquistando uma durabilidade maior. Essa característica de dureza da pedra é perfeita para ser aproveitada em locais mais sujeitos a impactos e de uso mais intenso, como é o caso dos pisos externos. O mármore, pelo contrário, é uma pedra mais mole e porosa, tendo por isso sua resistência e durabilidade um pouco comprometidas. Sendo assim, o ideal é aplicá-lo em espaços de uso mais moderado e, de preferência, livres da umidade excessiva.
Custo
Como as variedades de mármores e granitos são muitas, o custo de cada pedra dependerá basicamente de sua disponibilidade no mercado. No Brasil, as jazidas de granito correspondem a boa parte da exportação da pedra no mundo, enquanto o mármore ainda possui uma produção relativamente pequena. De maneira geral, pode-se considerar que quanto mais rara for a pedra, mais cara ela será. Isso sem contar a possibilidade de ser importada ou não.
Manutenção
Independentemente da pedra escolhida, os cuidados com a manutenção são praticamente os mesmos. Assim, como os mármores e granitos são porosos, evite derramar líquidos sobre eles ou deixá-los molhados por muito tempo. Na limpeza, o ideal é passar apenas um pano úmido e, se necessário, acrescentar um detergente — nesse caso, opte pelos neutros incolores, que não danificam ou riscam o material. Jamais utilize produtos fortes demais, como água sanitária ou ácidos, sobre as pedras, pois o dano pode ser irreparável.
Aplicação
Por sua beleza típica, tanto o mármore como o granito são bastante utilizados na decoração interna de residências e outros estabelecimentos. Bancadas de fogões e pias, pisos e até paredes de banheiros costumam ser revestidos com esses materiais. Alguns móveis também podem ser trabalhados com as pedras, como mesas e balcões. Em alguns detalhes das casas, como soleiras e peitoris, é comum encontrar uma faixa de mármore ou granito para dar um charme a mais.
Levando em conta essas características, vê-se que é mais que possível trabalhar tranquilamente com as duas pedras em projetos decorativos. Só não se esqueça que o granito é mais resistente para as áreas externas, enquanto o mármore é um material mais nobre, ideal, portanto, para pequenos detalhes internos.
Agora ficou muito mais fácil escolher a pedra mais adequada para seu projeto, não é mesmo? E então, o que será: mármore ou granito? Ainda ficou com dúvida? Deixe seu comentário e participe!
Autor: http://blog.casashow.com.br/marmore-ou-granito-entenda-as-diferencas/
O mármore é um tipo de pedra que, na verdade, nunca sai da moda, apenas tem momentos que é mais usado. Amplamente utilizado no acabamento de banheiros e cozinhas, esse tipo de material é apontando como uma das principais tendências de decoração para 2016. Então, se você está construindo sua casa ou querendo dar uma cara nova para o apartamento, confira nossas dicas e inspire-se.
Tendência que traz mais conforto e praticidade.
Indo além da sua textura clássica, que dá muito mais requinte e sofisticação a qualquer ambiente, o mármore também está associado ao conforto e à praticidade. Dentre suas vantagens estão o fato de que ele não esquenta, deixando o ambiente muito mais refrescante – e durante o dia todo; e a sua facilidade em ser limpo: basta um paninho umedecido, um pouquinho de detergente e pronto.
Durabilidade além da conta.
Outro ponto a favor da utilização de mármore na decoração é a sua durabilidade. Apesar de não se ter prazo em específico de quanto tempo ele dura, sabe-se que o material é super resistente – talvez um dos mais resistentes do mercado. Em relação à manutenção, ela é quase inexistente. Mas, para que seu aspecto mantenha-se sempre bonito e aumente sua durabilidade, é recomendado o seu polimento a cada três anos.
Mármore na decoração: do piso ao adesivo
O mármore é um tipo de pedra que, na verdade, nunca sai da moda, apenas tem momentos que é mais usado. Amplamente utilizado no acabamento de banheiros e cozinhas, esse tipo de material é apontando como uma das principais tendências de decoração para 2016. Então, se você está construindo sua casa ou querendo dar uma cara nova para o apartamento, confira nossas dicas e inspire-se.
Tendência que traz mais conforto e praticidade.
Indo além da sua textura clássica, que dá muito mais requinte e sofisticação a
qualquer ambiente, o mármore também está associado ao conforto e à praticidade. Dentre suas vantagens estão o fato de que ele não esquenta, deixando o ambiente muito mais refrescante – e durante o dia todo; e a sua facilidade em ser limpo: basta um paninho umedecido, um pouquinho de detergente e pronto.
Durabilidade além da conta.
Outro ponto a favor da utilização de mármore na decoração é a sua durabilidade. Apesar de não se ter prazo em específico de quanto tempo ele dura, sabe-se que o material é super resistente – talvez um dos mais resistentes do mercado. Em relação à manutenção, ela é quase inexistente. Mas, para que seu aspecto mantenha-se sempre bonito e aumente sua durabilidade, é recomendado o seu polimento a cada três anos.
O uso do mármore na decoração também é super versátil e cheio de infinitas possibilidades. Desde em acabamentos, em pisos, em bancadas ou pias, em tampos de mesa, em pilares ou paredes e, o mais recente, até mesmo com adesivagens que imitam a textura do mármore.
A sua utilização na decoração é muito ampla e o melhor é que o seu uso quase
nunca tem erro, principalmente pela variação de possibilidade. Existem diferentes tonalidades e tipos de mármore, desde o nude até tons mais quentes e até mesmo o preto.
Basta escolher aquele que vai melhor combinar com a decoração que você tem em mente e, é claro, que mais irá combinar com o tipo de ambiente (banheiro, cozinha, sala e etc).
Conheça alguns tipos de mármore
Existem mais de 50 tipos de mármore disponíveis no mercado. Do mais claro ao mais escuro, as possibilidades são muitas. Separamos algumas das alternativas mais procuradas de mármore:
Mármore polido: brilhoso, lustroso e plano
Mármore levigado: também é plano, porém não é brilhoso
Mármore carrara: branco e cheio de veias escuras
Mármore flameado: opaco e com uma aparência mais rústica, como a de concreto.
Mármore jateado: é opaco e apresenta uma superfície mais rugose
Muito usado em cozinhas e banheiros, o mármore também pode aparecer em lareiras, pilares, pisos, paredes, cubas e até em peitoris de janelas. Confira alguns projetos que utilizam essa pedra super elegante e sofisticada na decoração e inspire-se!
Fonte: http://www.papodedesign.com/2015/11/tendencia-de-decoracao-para-2016-marmore.html
Se você está decorando sua nova casa ou pensando em alternativas para renovar os cômodos do seu imóvel, as mesas com tampo de mármore são, sem sombra de dúvidas, uma possibilidade a ser levada em conta com carinho. Destaque de 2015 no Salão do Móvel de Milão, maior evento de design de interiores do mundo, esta rocha natural pode ser uma poderosa aliada na tarefa de trazer classe e sofisticação para a sua residência.
Se interessou por esta ideia? Veja a seguir algumas informações interessantes a respeito do mármore e suas possibilidades de utilização.
Adaptação para todos os gostos
Por ser uma pedra que possui menos veios em comparação com outras rochas decorativas, o mármore apresenta maior neutralidade e facilidade de adaptação em diferentes tipos de ambiente.
No caso de cômodos com muitos elementos, detalhes, objetos e cores, o mármore cumpre com grande competência o papel ao ser notado sem roubar a cena, trazendo requinte e serenidade à decoração. Em locais mais minimalistas, o visual limpo e clássico do mármore se torna protagonista, reforçando a leveza e classe do ambiente. Este tipo de rocha possibilita, além de tudo, inúmeras possibilidades de combinações com outros materiais, como em mesas de madeira ou metal com tampos de mármore. Os tapetes também são parceiros eficientes, quando consideradas questões como textura e cor da tapeçaria.
Durabilidade superior
O mármore pode durar muitos anos e ainda assim se manter com um aspecto atraente. Em países como a Itália, construções e obras de arte feitas com este material, há vários séculos desafiam a passagem do tempo e se mantém vistosas até os dias de hoje. Fato este que comprova que esta elegante rocha natural tem vocação de testemunha da história.
De qualquer forma, é recomendável evitar grandes impactos sobre as mesas com tampo de mármore. Conforme o tempo passa, é normal que a pedra apresente leve envelhecimento natural, parte do charme que valoriza ambientes e encanta os olhos do mundo através dos séculos.
A elegância das mesas com tampo de mármore
Naturalmente bonito, clássico e elegante, o mármore constantemente causa fascínio em seus apreciadores. Com um móvel deste tipo em casa, são grandes suas chances de ouvir comentários de amigos e familiares pelo seu bom gosto e requinte. A exuberância do mármore traz consigo o poder de automaticamente valorizar os cômodos no qual está presente, e, quando inserido em um local cuidadosamente planejado para destacá-lo, pode tornar-se a grande estrela da decoração da sua casa ou apartamento.
Procure informações e orientações sobre como utilizar este tipo de móvel para compor um ambiente que atenda suas necessidades e transmita sua personalidade a quem tiver a oportunidade de vê-lo. Vale a pena também conversar com profissionais do ramo para obter orientações sobre a melhor forma de conservar sua mesa linda por mais tempo. Tome estas precauções e prepare-se para os elogios. Eles, sem dúvida, virão.
E você, o que acha sobre as mesas com tampo de mármore? Você tem ou gostaria de ter uma? Fique à vontade para deixar seu comentário. Queremos saber sua opinião!
Fonte: http://blog.polomarmores.com.br/por-que-entrar-na-tendencia-das-mesas-de-tampo-de-marmore/